ADMINSTRAÇÃO E QUALIDADE


O curso de Administraão e Qualidade prepara os alunos para compreender e aplicar as melhores práticas de gesto em diferentes áreas de atuaão. Eles aprenderão sobre planejamento estratégico, gestão de pessoas, controle financeiro e a busca contínua pela qualidade e produtividade nas organizaçes. O curso também explora como a aplicação de normas técnicas e o uso de tecnologias organizacionais podem melhorar a competitividade e o desempenho de negócios. Além disso, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades interpessoais, gestão de equipes e processos, sempre com foco na sustentabilidade social e ambiental, responsabilidade ética e qualidade de vida no trabalho.

CURSOS:

METODOLOGIA 5S

O programa 5S foi desenvolvido no chão de fábricas japonesas como base paraassegurar a qualidade de processos e a competitividade dos produtos. É umafilosofia aplicável a qualquer ambiente de trabalho que possibilita a maximizaçãono uso e aproveitamento dos recursos disponíveis, reduzindo gastos e desperdíciospelo ganho de eficiência. Os conceitos da metodologia são simples e de fácilcompreensão, porém exige mudanças de comportamento, e quando implantadaapresenta em pouco tempo resultados expressivos na produtividade e qualidadede vida dos envolvidos.

Público-alvo: Interessados na implantação do programa de Qualidade Totale na melhoria da produtividade, da qualidade de vida, doengajamento profissional e da visibilidade pessoal e daempresa.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
Capacitar os participantes na aplicação eficaz e participativa dos conceitos básicosde organização para a qualidade dos ambientes de trabalho, tornando-os maissaudáveis, sustentáveis, agradáveis, organizados, limpos, seguros, ergonômicos,padronizados, disciplinados e atrativos para as atividades a serem desenvolvidas.

Conteúdo programático:
1. Introdução à metodologia 5S:
-Fundamentos, definição e origem do 5S.
-Significado e conceitos dos programas 5S e Housekeeping.
-Objetivos e benefícios do programa 5S.
2. Os 5 sensos do programa:
-Senso de Utilização: Ainda preciso disso?
-Senso de Organização: Onde coloco isso?
-Senso de Limpeza: Não suje para não ter que limpar.
-Senso de Padronização: Tenha visibilidade dos desvios.
-Senso de Disciplina: Treine para manter.
3. Implantação do programa 5S.

Habilidades desenvolvidas:
Selecionar e segregar utensílios por frequência de utilização, organizar e arrumarde forma funcional e ergonômica, criar contenção as sujidades, elaborar padrõesque revelem desvios, e multiplicar, implantar e auditar o programa 5S.

MASP

problema é o resultado indesejável de um trabalho ou processo, gera perdas eafeta a produtividade da empresa. Muitos problemas passam desapercebidos,fazem parte do cotidiano e são encarados como algo normal. O MASP é um métodode gestão estruturado e sistematizado que organiza, orienta e disciplina a forma depensar, interpretar, analisar e consolidar ações que envolvam desde identificaçode um problema e sua causa raíz até chegar a sua resolução. O MASP é adotadopor organizações que estão em busca de melhoria na qualidade de seus processos,produtos ou serviços.

Público-alvo: Interessados em melhorar sua produtividade, empregabilidade,visibilidade pessoal e da organização.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
Capacitar o participante na aplicação de um método estruturado e sistematizado deresolução de problemas,na identificação e análise do problema, priorização de suascausas raízes, implementaço de solução eficaz e estabelecimento de padrões parabloqueio deste problema, e registros do processo e aprendizados.

Conteúdo programático:
Introduão ao Método de Análise e Solução de Problemas.
-Fase 1: Identificação do problema.
-Fase 2: Observação e análise do problema.
-Fase 3: Análise das causas do problema.
-Fase 4: Elaboração do Plano de Ação.
-Fase 5: Implementação do Plano de Ação.
-Fase 6: Verificação da eficácia das ações corretivas.
-Fase 7: Padronização da solução.
-Fase 8: Registro das informações.

Habilidades desenvolvidas:
Introdução ao Método de Análise e Solução de Problemas;
Fase 1: Identificação doproblema;
Fase 2: Observação e análise do problema;
Fase 3: Análise das causas do problema;
Fase 4: Elaboração do Plano de Ação;
Fase 5: Implementação do Plano deAção;
Fase 6: Verificação da eficácia das ações corretivas;
Fase 7: Padronizaão dasolução;
Fase 8: Registro das informações.

FMEA

Os defeitos de produtos e as perdas em processos afetam significativamente osresultados das organizações, mas podem ser controlados. FMEA (Failure Mode andEffect Analysis - Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos) é um método analíticoaplicado para garantir que problemas potenciais, suas causas e efeitos tenhamsido considerados preventivamente no desenvolvimento de produtos ou processos,para antecipar ações de bloqueio, evitando desperdícios e melhorando aconfiabilidade e a satisfação dos clientes.

Público-alvo: Interessados em melhorar sua produtividade, empregabilidade,visibilidade pessoal e da organização.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
Capacitar os participantes na aplicação do método de análise preventiva para a identificaão de falhas potenciais, suas causas e efeitos em produtos, processos produtivos ou ainda em serviços, para identificar ações que inibam estas possíveis falhas.

Conteúdo programático:
-Introdução ao FMEA.
-Objetivos da metodologia analítica FMEA.
-Benefícios do FMEA.
-FMEA AIAG e AIAG/VDA.
-Abordagem dos 7 passos.
-Estudo dos Formulários FMEA.
-Índices de avaliação de severidade, ocorrência e detecção de riscos e priorização de ações - PA.
-Plano de controle.

Habilidades desenvolvidas:
-Trabalhar em equipe com postura multifuncional;
-Capacidade de análise preventiva ede comunicação;
-Reconhecer, classificar e avaliarfalhas potenciais;
-Identificar açõespara eliminar ou reduzir a ocorrência de falha potencial;
-Capacidade de observarcom o olhar do cliente;
-Seguir normas e regulamentaões governamentais;
-Preencher o formulário específico de FMEA.

CEP

Empresas que se empenham na redução de custos adicionais com desperdícios etambém melhor a qualidade, estabilidade e previsibilidade de seus processosprodutivos para atender requisitos da norma VDA 6.3 utilizam o Controle Estatísticode Processo, método de prevenção e detecço de defeitos e problemas pelaidentificação de variações inusitadas nos resultados de processos ou suastendências, servindo como base para nortear ações de bloqueio a causa raiz econdições fora do padrão.

Público-alvo: Analistas de processos produtivos.
Profissionais da área da qualidade.
Interessados no assunto.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
Capacitar o participante nas prticas do CEP, na forma de coletar amostras periódicas, no monitoramento e interpretação de dados obtidos dos resultados do processo analisado, a fim de controlar sua variabilidade e diminuir ou eliminar suas falhas e perdas. Conteúdo programático:

-Conceito e objetivo do CEP.
-Importância e benefícios do CEP.
-A variabilidade nos processos - causas, comuns e especiais.
-Cartas de controle.
-CEP - passo a passo.
-Análise dos dados
-Tendências, estabilidade e consistência de processos.
-Capacidade de processos.

Habilidades desenvolvidas:
-Identificar causas, comuns e especiais, de variações.
-Selecionar amostras, cartas de controle e meios de medições.
-Preencher e analisar cartas de controle.
-Avaliar capacidade de processos.

MANUTENÇÃO - FONTE DE LUCRO

O controle de gastos com manutenção afeta diretamente na produtividade dasorganizações. preciso entender que manutenção gera lucro. Cuidar domaquinário é cuidar da sua fonte de renda, garante o retorno de investimentos,aumenta vida útil das instalaões e oferece mais segurança, além de estimular aprodutividade. Estabelecer um planejamento de rotinas periódicas de manutençãoevita paradas de produção e permite que a empresa diminua gastos com troca ereposição de peças.

Público-alvo: Gestores, time e interessados da área de Manutenção.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
Desenvolver uma mentalidade mantenedora das funções com disponibilidade econfiabilidade das instalações fabris - máquinas e equipamentos - para minimizar amanutenção por quebra geradora de perdas e que garanta a operação efetiva dosequipamentos em padrões desejáveis.

Conteúdo programático:
-Manutenção - centro de lucro.
-Manutenção estratégica.
-Sistemas de informações na Manutenção.
-O banco de dados da Manutenção.
-Tipos de manutenção.
-Avaliação da gestão da Manutenção - Indicadores.
-A terceirização das ações de manutenção.
-Metodologia 5S e TPM
-Como otimizar e organizar os custos com manutenção?


Habilidades desenvolvidas:
-Estabelecer rotinas de acompanhamento de manutenção preventiva oumanutenção preditiva.
-Antecipar necessidades de serviços manutenção.
-Reduzir danos e intervenções de manutenção corretiva.
-Aumentar disponibilidade, confiabilidade e mantenabilidade de instalações.

NORMAS EM SST

Sensibilizar os participantes para as questões básicas de saúde e segurança notrabalho, com ênfase na prevenção de acidentes através da apropriação denormas técnicas para aplicá-las em situações laborais, buscando odesenvolvimento de mentalidade prevencionista.

Público-alvo: Colaboradores de empresas dos ramos da indústria, comércio,agrícola e de serviços.

Pré-requesitos: Formação técnica em nível médio ou graduação em segurançado trabalho.

Proposta do curso:
-Demonstrar aquisição de conhecimentos relativos aos fenômenos causadores dedanos e perdas às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente;
-Proporcionar condições de pensar e agir globalmente sobre saúde e segurança;
-Adotar normas e atitudes preventivas e do planejamento, avaliação e execuçãode ações de intervenção na realidade de trabalho.

Conteúdo programático:
-Normas Regulamentadoras.
-Acidente de Trabalho – Conceito Legal.
-Higiene Ocupacional.
-Trabalho Prático.


Habilidades desenvolvidas:
-Adota normas de saúde e segurança, gerais e específicas, no desempenho desuas funções, bem como nos demais processos produtivos.
-Atua em grupos de melhoria, visando a aperfeiçoar a organização das situaçõesde trabalho, reconhecendo a importncia de conceitos organizacionais para asquestões de saúde e segurança.
-Propõe soluções fundamentadas em normas técnicas.

SST - NR DO MTE

Principais treinamentos obrigatórios exigidos pelas Normas Regulamentadoras doMinistério do Trabalho e Emprego - MTE.

Público-alvo: Empresas, titulares e suplentes da CIPA, trabalhadores queprecisam utilizar EPI's, trabalhadores responsáveis peloatendimento de emergência dentro do ambiente da empresa,trabalhadores autorizados, operadores de equipamentos emáquinas, entre outros.

Pré-requesitos: a depender da NR.

NR's
-NR-05 - Comissão interna de prevenção de Acidentes
-NR-06 - EPI
-NR-07 - Programa de Controle Médico de Sade Ocupacional
-NR-10 - Segurança em Instalaões e Serviços em Eletricidade
-NR-11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
-NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
-NR-13 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
-NR-17 - Ergonomia
-NR-18 - Condições e Meio Ambiente
-NR-19 - Explosivos
-NR-20 - SST com Inflamáveis e Combustíveis
-NR-22 - SSO na Mineração
-NR-25 - Resíduos Industriais
-NR-26 - Sinalização de Segurança
-NR-29 - SST Portuário
-NR-30 - SST Aquaviário
-NR-31 - SST na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal eAquicultura
-NR-32 - SST em Estabelecimentos de Saúde
-NR-33 - SST em Espaços Confinados
-NR-34 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção eReparação Naval
-NR-35 - Trabalho em Altura
-NR-36 - SST em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e derivados

FUNDAMENTOS E TÉCNICAS EM ERGONOMIA

A proposta se apoia no entendimento do impacto das tecnologias associadas aos processos produtivos nas relações do homem comseus ambientes de trabalho para atuar sobre problemas ergonômicos, através daapropriação dos conhecimentos de ergonomia para aplicá-los na execução deações de intervenção na realidade de trabalho.

Público-alvo: Colaboradores de empresas dos ramos da indústria, comércio,agrícola e de serviços.

Pré-requesitos: Formação técnica em nível médio ou graduação em segurançado trabalho.

Proposta do curso:
-Demonstrar aquisião de conhecimentos relativos aos fenômenos causadores dedanos e perdas às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente;
-Proporcionar condições de pensar e agir globalmente sobre saúde e segurança;
-Realizar técnicas de avaliação de riscos ergonômicos que levem à adoção deatitudes preventivas e do planejamento, avaliação e execução de ações deintervenção na realidade de trabalho.

Conteúdo programático:
-Ergonomia e Fatores Humanos (Human Factors)
-Ergonomia I
-Ergonomia II
-Análise Ergonômica do Trabalho
-Trabalho prático

Habilidades desenvolvidas:
-Adota normas de sade e segurança, gerais e específicas, no desempenho desuas funões, bem como nos demais processos produtivos.
-Atua em grupos de melhoria, visando a aperfeioar a organização das situaçõesde trabalho, reconhecendo a importância de conceitos organizacionais para asquestões de saúde e segurança.
-Propõe soluções fundamentadas em princípios ergonmicos.

GESTÃO AMBIENTAL

Os ganhos desse curso estão na sua proposta: apresentar reflexões para melhoraro envolvimento e comprometimento dos colaboradores da organização com o SGA.Trata-se de uma ferramenta importante para sensibilizaão de todos oscolaboradores de modo a levá-los à conscientização de que eles são peçafundamental para o sucesso das aões previstas no SGA da organização. Assim, ocurso propõe ao aluno a oportunidade de refletir sobre a importância da adoção deum SGA pela empresa, do comprometimento e responsabilidades sociais, tanto daempresa quanto do profissional que nela atua.

Público-alvo: Colaboradores de empresas dos ramos da indústria, comércio,agrícola e de serviços.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
Levar os envolvidos a:
-Compreender os desafios e a responsabilidade social corporativa frente aodesenvolvimento sustentável;
-Compreender o papel de um Sistema de Gestão Ambiental e refletir sobre aimportância do comprometimento de todos os envolvidos.

Conteúdo programático:
-Três grandes desafios do desenvolvimento sustentável
-Empresas e desenvolvimento sustentável
-Responsabilidade social corporativa
-Sistema de gestão ambiental e o papel de todos os envolvidos

Habilidades desenvolvidas:
-Capacidade de reconhecimento de processos de uso responsável dos recursosnaturais;
-Capacidade de compreensão da importância da adoção de um comportamento que busque práticas e procedimentos comprometidos com a sustentabilidade para o desenvolvimento pessoal e profissional.