O curso de Educação foca na formação de jovens interessados em atuar no campo educacional, seja como professores, tutores ou gestores de instituições de ensino. Nele, os alunos terão contato com estratégias pedagógicas inovadoras, métodos de ensino-aprendizagem e políticas públicas educacionais. Também serão abordadas técnicas de planejamento e avaliação de processos educativos, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais que são fundamentais para o sucesso no ambiente educacional. A formação inclui temas como ética profissional, qualidade de vida no trabalho, e como a educaão pode ser uma ferramenta de transformação social.
Neste curso de fundamentos dos cálculos aplicados engenharia aluno terá contatocom diversas áreas da
matemática de forma prtica podendo observar o conteúdodesenvolvido ao longo do ensino médio sendo
aplicado nos semestres iniciais daengenharia.
Pblico-alvo: O curso destina-se a todos que estão cursando o ensino médioe querem
obter um melhor preparo para o ensino superior ealunos do ensino superior que buscam conteúdos
adicionaispara compreender as aplicações dos diversos cálculos nosanos iniciais nos cursos de
exatas.
Pré-requesitos: O aluno deverá, no início do curso, estar cursando o 1ºano doensino
médio.
Proposta do curso:
O curso permite ao participante conhecer as diversas áreas da matemática desenvolvidas ao longo do
ensino médio e que esto relacionadas com os semestres iniciais dos cursos de exatas particularmente os
de engenharias.
Conteúdo programático:
-Equações do 1º e 2º grau.
-Polinômios.
-Funções.
-Limites.
-Derivadas.
-Integrais.
Habilidades desenvolvidas:
-Desenvolver exercícios com situações reais por meio de limite.
-Desenvolver exercícios com situaões reais por meio de derivada.
-Desenvolver exercícios com situações reais por meio de integral.
Habilitar os aprendizes a criar, projetar, desenvolver e configurar programas,softwares e sistemas, além
de proporcionar oportunidades de mobilizar, articular epôr em ação, de forma integrada, conhecimentos
tecnológicos, habilidades cognitivas e psicomotoras e atitudes vivenciadas no desenvolvimento de
projetos.
Público-alvo: Jovens a partir de 11 anos (extensivo) ou a partir de 13 anos(intensivo)
.
Pré-requesitos: Estar regularmente matriculados no 6º ano do EF II (extensivo);
Estar regularmente matriculados no 8º ano do EF II (intensivo).
Proposta do curso:
Qualificar adolescentes para inserão no programa “Jovem“Aprendiz –
Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00).
Conteúdo programático:
-Linguagem de programação I – (Superlogo e Turtleart)
-Linguagem de programação II – (Scratch)
-Linguagem de programação III – (C++)
-Linguagem de programaão IV –(Python - HTML)
Habilidades desenvolvidas:
Capacidade de organização e planejamento, raciocínio lógico, autonomia,resoluço de desafios, trabalho
em equipe, construção de projetos, criatividade,além de estimular o aprendizado da matemática e da
língua inglesa.
Habilitar aprendizes para desenvolver, implementar e manter sistemasmecatrônicos de produção industrial,
seguindo normas técnicas, ambientais, dequalidade, de segurança e de saúde no trabalho, alm de
mobilizar, articular e pôrem ação, de forma integrada, conhecimentos tecnológicos, habilidades
cognitivase psicomotoras e atitudes vivenciadas no desenvolvimento de projetos.
Público-alvo: Jovens a partir de 15,5 anos (a completar 16 no semestre
dematrícula).
Pré-requesitos: Estar regularmente matriculados no 1º ano do EM
.
Proposta do curso:
Qualificar adolescentes para inserção no programa “Jovem“Aprendiz” – Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00)
.
Contedo programático:
Mecnica e Manufatura:
Desenho Técnico mecânico
Tecnologia Mecânica Aplicada
Processos de Produção
Desenho e Manufatura Assistidos por Computador
Programação de Usinagem a Comando Numeríco Computadorizado
Sistemas Flexiveis de Manufatura
Eletroeletrônica
Eletricidade e Análise de Circuitos
Eletrônica Geral
Máquinas Elétricas
Acionamento Eletrônico de Máquinas Elétricas
Técnicas Digitais
Microcontroladores
Automaço e Robótica
Pneumática e Hidráulica
Controlador Programvel
Automaão e Controle
Robótica
Computação e Gesto
Linguagem de Programaço
Tecnologia de Comunicação e Redes
Administração Industrial e Gestão da Produço
Gestão Estratégica de Pessoas