COMUNICAÇÃO E MARKETING


O curso de Comunicação e Marketing é voltado para jovens que desejam entender como as estratégias de comunicação podem impactar o sucesso de produtos e serviços no mercado. Eles aprenderão a utilizar diferentes ferramentas de marketing, desde a criação de campanhas publicitárias até a análise de comportamento do consumidor, promovendo marcas e negócios de forma eficiente. O curso também cobre aspectos fundamentais de comercialização de produtos, estratégias de marketing digital e tradicional, e análise de mercado. Além disso, serão discutidos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade, ajudando os alunos a desenvolver uma visão ampla e ética do impacto do marketing na sociedade.

CURSOS:

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA: UM EXERCÍCIO DEEMPATIA (APENAS EM EAD)

O curso objetiva proporcionar uma reflexão sobre a própria forma de comunicar ecomo ela pode interferir nos relacionamentos interpessoais, identificando aspectos que podem ser melhor direcionados, de modo eficiente, para o desenvolvendod essa competência comportamental tão buscada no mundo profissional.

Público-alvo: Todos as pessoas que desejam promover a melhoria da comunicação e dos relacionamentos interpessoais emsituação de trabalho e até mesmo nas relações pessoais.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
-Apresentar as principais ideias do conceito Comunicação Assertiva. -Refletir sobre o modo de comunicar e as possibilidades de desenvolvimento deuma comunicaão mais assertiva. -Buscar melhoria nas relações interpessoais, seja em ambiente profissional seja noâmbito pessoal.

Conteúdo programático:
-Comunicaão: definição e conceito
-Teorias sobre o processo da comunicação
-Evolução das formas de linguagem
-Assertividade: definição e conceito
-Os diferentes estilos de comunicação: Agressivo, Passivo, Passivo-Agressivo,Assertivo;
-O papel da assertividade na comunicação organizacional.

Habilidades desenvolvidas:
-Capacidade do aumento de percepção da própria forma de comunicar;
-Observação à seleção da linguagem para cada contexto situacional (ambienteprofissional, familiar, educacional etc) na busca de uma melhor interação.

O CORPO FALA (APENAS EM EAD)

O curso apoia-se nos estudos e pesquisas da área da Psicologia, Linguística eNeurociência, que desenvolveram teorias sobre a linguagem corporal, para refletirsobre a linguagem do corpo e o quanto ela pode ser favorável na construção derelações pautadas no respeito. Os objetivos do curso são:
-Refletir sobre a importância da linguagem corporal no processo comunicativo;
-Conhecer alguns dos aspectos inerentes à linguagem corporal;
-Auto-reconhecer algumas formas padrões de linguagem não-verbal(re)produzidas pelo próprio corpo no processo comunicativo.

Público-alvo: Todos as pessoas que desejam promover a melhoria dacomunicação e dos relacionamentos interpessoais emsituação de trabalho e até mesmo nas relações pessoais.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
-Apresentar algumas ideias acerca da comunicação não verbal, especificamentecorporal, com destaque para alguns significados e simbologias que podem serconstruídos nas relações interpessoais, seja no âmbito das organizações seja nopessoal.
-Refletir sobre a linguagem do corpo e o quanto ela pode ser favorável naconstrução de relações pautadas no respeito.

Conteúdo programático:
-Gesto: conceito e definição
-Linguagem corporal: um estudo simbólico
-Aspectos inerentes linguagem corporal
-Linguagem não verbal: contribuições no mundo organizacional
-Desenvolver e aprimorar a linguagem corporal.

Habilidades desenvolvidas:
-Conhecimento de alguns dos aspectos inerentes à linguagem corporal e possíveissignificados e símbolos.
-Capacidade de percepção da própria linguagem corporal em situação decomunicação.

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL

A proposta do curso é levar os participantes a desenvolverem seu potencial comunicativo, conduzindo-os a um exercício de auto conhecimento, de modo lúdico,vivencial e prático, para identificação e administraço de bloqueios e travas emocionais, pontos fortes e fracos, buscando explorar, desenvolver e treinar habilidades para uma comunicaço eficiente e prazerosa. Nossa proposta está comprometida com o respeito e a valorizaão da personalidade, pois acreditamos que as características individuais é que tornam o ser único na sua máxima expressividade.

Público-alvo: Todos que queiram melhorar sua comunicação em todas assituações de exposição de fala, em especial apresentações,palestras, vendas, redes sociais.

Pré-requesitos: Ensino fundamental completo.

Proposta do curso:
-Apresentar as principais ideias sobre “comunicação assertiva”;
-Refletir sobre aimportância da linguagem corporal no processo comunicativo;
-Incentivar a busca da melhoria nas relações interpessoais pela comunicação assertiva;
-Fornecer aosparticipantes uma vivência prática, a partir de exercícios, jogos e técnicas para auto conhecimento de bloqueios e travas emocionais, pontos fortes e fracos, conduzindo-os ao desenvolvimento do potencial em comunicação, em sua máxima expressividade;
-Exercitar técnicas de apresentação que contribuam para a eficáciada apresentação em público em diversos cenários e até mesmo para a melhoria na comunicação interpessoal.

Conteúdo programático:
-Teorias sobre o processo da comunicaço e evolução das formas de linguagem;
-Comunicação assertiva: conceito e os diferentes estilos de comunicação;
-Empatia:colocar-se no lugar do outro;
-Linguagem gestual e simbologias;
-Auto conhecimento:identificação do perfil de comunicação.

Habilidades desenvolvidas:
-Capacidade do aumento de percepção da própria forma de se comunicar, seja oralseja gestual;
-Observação à seleção da linguagem para cada contexto situacional(ambiente profissional, familiar, educacional etc);
-Capacidade de falar comnaturalidade, técnica e eficiência, expressando ideias com desenvoltura, convicção edinamismo, respeitando as próprias características;
-Desenvolvimento da consciênciacorporal;
-Controle da ansiedade;
-Impostação da voz, melhorando a dicção,eliminando cacoetes e ruídos na comunicação;
-Planejamento de uma apresentação:contedo, estratégias e recursos.